quinta-feira, 11 de novembro de 2010

James Brown - I Feel Good


Funk - James Brown

Funk

Funk
Informações gerais
Origens estilísticasA partir da soul music com bastante ênfase nas batidas, influências do Rhythm and Blues, Jazz e do Rock Psicodélico
Contexto culturalmetade da década de 1960, Estados Unidos(especialmente em Memphis e Detroit)
Instrumentos típicosVocal, Guitarra elétrica - Baixo - Bateria - Teclados (Órgão Hammond - Clavinet - Sintetizador) - Metais
PopularidadeAlta nos anos 70, teve revival das batidas no funk metal
Formas derivadasDisco Music - Krautrock - post-punk - house music - hip hop -Electro - drum and bass - R&B Contemporâneo
Subgêneros
Go-go - Deep Funk
Gêneros de fusão
Acid Jazz - Punk funk - Afrobeat- Funk metal - Funk rock - Funkcore - Jazz funk - Blues funk - Electro Funk - G-funk - Samba Funk
Outros tópicos
Groove
Funk (também conhecido como soul funk ou funk de raíz) é um estilobem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 1960 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz, rock psicodélico e R&B.
O funk pode ser melhor reconhecido por seu ritmo sincopado, pelos vocais de alguns de seus cantores e grupos (como Cameo, ou os Bar-Kays). E ainda pela forte e rítmica seção de metais, pela percussão marcante e ritmo dançante. Nos anos 70 o funk foi influência para músicos de jazz (como exemplos, as músicas de Miles Davis, Herbie Hancock, George Duke, Eddie Harris entre outros).

História

Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e principalmente dançante.
Funk era um adjetivo típico da língua inglesa para descrever estas qualidades. Nas jam sessions, os músicos costumavam encorajar outros a “apimentar” mais as músicas, dizendo: Now, put some stank (stink/funk) on it!” (algo como “coloque mais ‘funk’ nisso!”).
Num jazz de Mezz Mezzrow dos anos 30, Funky Butt, a palavra já aparecia. Devido à conotação sexual original, a palavra funk era normalmente considerada indecente. Até o fim dos anos 50 e início dos 60, quando “funk” e “funky” eram cada vez mais usadas no contexto dasoul music, as palavras ainda eram consideradas indelicadas e inapropriadas para uso em conversas educadas.
A essência da expressão musical negra norte-americana tem suas raízes nos spirituals, nas canções de trabalho, nos gritos de louvor, nogospel e no blues.
Na música mais contemporânea, o gospel, o blues e suas variantes tendem a fundir-se.
O funk se torna assim uma fusão do soul, do jazz e do R&B.

James Brown, e o funk como gênero musical

Somente com as inovações de James Brown em meados dos anos 60 é que o funk passou a ser considerado um gênero distinto. Na tradição doR&B, estas bandas bem ensaiadas criaram um estilo instantaneamente reconhecível, repletos de vocais e côros de acompanhamento cativantes. Brown mudou a ênfase rítmica 2:4 do soul tradicional para uma ênfase 1:3, anteriormente associada com a música dos brancos - porém com uma forte presença da seção de metais. Com isto, a batida 1:3 virou marca registrada do funk 'tradicional'. A gravação de Brown feita em 1965, de seu sucesso "Papa's Got a Brand New Bag" normalmente é considerada como a que lançou o gênero funk, porém a música Outta Sight, lançada um ano antes, foi claramente um modelo rítmico para "Papa's Got a Brand New Bag." James Brown e os outros têm creditado a criação do gênero a Little Richard que em turnê com sua banda The Upsetters, com Earl Palmer na bateria, em meados de 1950s, como sendo a primeira a colocar o funk na batida do rock 'n' roll. Após a sua saída temporária da música secular para se tornar um evangelista, alguns dos membros da banda Little Richard, se juntaram a Brown e à sua banda Famous Flames, começando uma seqüência de sucessos em a partir de 1958.

Década de 1970 e atualidade

Nos anos 70, George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic, desenvolveu um tipo de funk mais pesado, influenciado pelo jazz e Rock psicodélico. As duas bandas tinham músicos em comum, o que as tornou conhecidas como 'Parliament-Funkadelic'. O surgimento do Parliament-Funkadelic deu origem ao chamado P-Funk', que se referia tanto à banda quanto ao subgênero que desenvolveu.
Outros grupos de funk que surgiram nos anos 70 incluindo: B.T. Express,The Main Ingredient, The Commodores, Earth, Wind & Fire, War,Lakeside, Brass Construction, KC and the Sunshine Band, Kool & The Gang, Chic, Cameo, Fatback, The Gap Band, Instant Funk, The Brothers Johnson, Ohio Players, Wild Cherry, Skyy, e músicos/cantores comoJimmy "Bo" Horne, Rick James, Chaka Khan, Tom Browne, Kurtis Blow(um dos precursores do rap), e os popstars Michael Jackson e Prince. Nos anos 80 o funk tradicional perdeu um pouco da popularidade nos EUA, à medida que as bandas se tornavam mais comerciais e a música mais eletrônica. Seus derivados, o rap e o hip hop, porém, começaram a se espalhar, com bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force (em parceria com Afrika Bambaataa). A partir do final dos anos 80, com a disseminação dos samplers, partes de antigos sucessos de funk (principalmente dos vocais de James Brown) começaram a ser copiados para outras músicas pelo novo fenômeno das pistas de dança, a house music.
Nesta época surgiu também algumas derivações do funk como o Electroque fazia grande uso de samplers, Caixas de ritmos e sintetizadores. Tais ritmos se tornaram combustível para os movimentos Break e Hip Hop.
Os anos 80 viram também surgir o chamado funk-metal (também conhecido como funk rock), uma fusão entre guitarras distorcidas de heavy-metal ou rock e a batida do funk, em grupos como Red Hot Chili Peppers (rock) e Faith No More (metal).

James Brown


James Joseph Brown Jr
., conhecido também como "Mr. Dinamite", Nasceu em Barnwell, Carolina do Sul em 3 de Maio de 1933, Cantor , compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funky, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral. Foi abandonado, aos 4 anos, por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel. Abandonou a escola aos quinze anos e entrou no grupo de música gospel "Three Swanees", tocando bateria e cantando rhythm and blues. Aos 16 anos, passou três anos em um reformatório por roubar carros. Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da década de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos.

Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns insucessos, ele continuou a produzir sucessos nas duas décadas seguintes. Nas décadas de 1960 e 1970, Brown era uma presença em assuntos políticos norte-americanos, especialmente no ativismo em favor dos negros e dos pobres.
Para tentar acalmar as tensões geradas nos dias após o assassinato de Martin Luther King Jr., em 1968, Brown entrou ao vivo em uma emissora de rádio de Boston e cantou durante a noite para conter os ânimos das revoltas.



Gravou mais de cinqüenta discos e teve mais de 119 singles nas paradas de sucesso. Todos os discos que ele gravou entre 1960 e 1977 ficaram entre os top 100. Gravou mais de oitocentas canções durante sua carreira. Entrou no Hall da Fama do Rock and Roll e recebeu um prêmio Grammy pela carreira musical, em 1992. Brown costumava trocar de terno uma dúzia de vezes durante um show e dançava freneticamente no palco.

Cinema

O cinema não foi ignorado por James Brown.
O músico participou como ator, em 1980, do filme The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau), estrelado por John Belushi e Dan Aykroid, e Rock IV, em 1986, que teve como tema musical a canção Living in América, especialmente composta por Brown para a trilha sonora do filme. Sua fama cresceu ainda mais com sua participação nos filmes Ski Party e The T.A.M.I. Show. E ainda retornou no Blues Brothers 2000




Cadeia
Complicações com a justiça também cercaram a vida de James Brown. O episódio mais marcante protagonizado por ele foi quando ameaçou com um revólver e um rifle um grupo de pessoas que invadiram sua propriedade. O músico foi perseguido pela polícia por vários Estados, preso e condenado por porte ilegal de armas e drogas.
Em 1988, Brown foi preso por agredir a mulher, Adrienne, e por consumo de drogas.

Condenado a seis anos de detenção, cumpriu metade da pena. Em 1991, depois de libertado, recomeçou sua carreira artística. Além de lançar discos e fazer shows, construiu também um império de negócios, incluindo várias estações de rádio e sua própria empresa de produções. Tinha uma grande frota de carros caros e um avião. Durante sua vida, ganhou fama de ser o homem que mais trabalhava na área artística. James Brown morreu aos 73 anos em 25 de dezembro de 2006, em Atlanta, Geórgia, EUA, após internação devido a severa pneumonia.Até o dia 5 de fevereiro, 40 dias após a sua morte, seu corpo ainda não tinha sido sepultado em virtude da ferrenha disputa entre os seus diversos supostos herdeiros.

Discografia

* 1959 Try Me!
* 1959 Please Please Please
* 1960 Think
* 1961 James Browns Presents His Band
* 1961 The Amazing James Brown
* 1961 Night Train
* 1962 Shout & Shimmy
* 1962 Tours the U.S.A.
* 1962 Jump Around
* 1963 Live at the Apollo (1963)
* 1963 Prisoner of Love
* 1964 Pure Dynamite! Live at the Royal
* 1964 Showtime
* 1964 Out of Sight
* 1964 Grits & Soul
* 1965 Papa's Got a Brand New Bag
* 1965 James Brown Plays James Brown
* 1965 Papa's Got a Brand New Bag
* 1965 I Got You (I Feel Good)
* 1966 James Brown Plays New Breed
* 1966 It's a Man's Man's Man's World
* 1966 Handful of Soul
* 1966 Mighty Instrumentals
* 1966 James Brown Sings Christmas Songs
* 1967 Sings Raw Soul
* 1967 Live at the Garden
* 1967 James Brown Plays the Real Thing
* 1967 Cold Sweat
* 1968 I Can't Stand Myself When You Touch Me
* 1968 I Got the Feelin'
* 1968 James Brown Plays Nothing But Soul
* 1968 Live at the Apollo (1968)
* 1968 James Brown Sings out of Sight
* 1968 James Brown Presents His Show of Tomorrow
* 1968 Soul Party
* 1968 A Soulful Christmas
* 1968 A Thinking About Little Willie
* 1969 Say It Loud, I'm Black and I'm Proud
* 1969 Gettin' Down to It
* 1969 It's a Mother
* 1969 The Popcorn
* 1969 Plays Rhythm & Blues
* 1969 Excitement
* 1970 Ain't It Funky
* 1970 Soul on Top
* 1970 It's a New Day -- So Let a Man Come In
* 1970 Sex Machine (live)
* 1970 Hey America
* 1971 She Is Funky Down Here
* 1971 Hot Pants
* 1971 Revolution of the Mind (live)
* 1971 Super Bad (live)
* 1971 Soul Brother No. 1
* 1972 There It Is
* 1972 Get on the Good Foot
* 1973 Black Caesar
* 1973 Slaughter's Big Rip-Off
* 1973 The Payback
* 1974 Hell
* 1974 Reality
* 1975 Sex Machine Today
* 1975 Everybody's Doin' the Hustle
* 1976 Get up Offa That Thing (1976)
* 1976 Bodyheat
* 1976 Hot
* 1977 Mutha's Nature
* 1977 Strangers
* 1978 Jam/1980's
* 1978 Take a Look at Those Cakes
* 1979 The Original Disco Man
* 1979 Mister Dynamite
* 1980 People
* 1980 Hot on the One (live)
* 1980 Soul Syndrome
* 1981 Nonstop!
* 1981 The Third Coming
* 1981 Live in New York
* 1981 Special
* 1982 Mean on the Scene (live)
* 1983 Bring It On!
* 1985 Live in Concert
* 1986 Gravity
* 1988 I'm Real
* 1991 Love Over-Due
* 1992 Universal James
* 1995 Live at the Apollo 1995
* 1998 I'm Back
* 1999 The Merry Christmas Album
* 2001 Get up Offa That Thing (2001) (live)
* 2002 Super Bad - Live
* 2002 Startime Live
* 2002 In Concert (live)

Nenhum comentário:

Postar um comentário